Estante virtual. Clique sobre um informativo e leia.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

CAMINHADA PELA PAZ 2010




Aconteceu neste sábado dia 24 de abril a 4ª Caminhada pela Paz do Decanato de Cambé. O evento foi organizado pelo CPD “Conselho de Pastoral do Decanato” que é composto pelas 6 paróquias de Cambé. Além das paróquias também participaram algumas escolas municipais que contribuíram com apresentações de músicas e teatro ressaltando a importância de construirmos uma cultura de Paz em nossas comunidades. Na avaliação dos organizadores da caminhada. O objetivo deste evento é acima de tudo, mostrar para toda sociedade que não podemos nos conformar com a situação de violência que estamos vivendo e também divulgar em nosso meio, as ações que a comunidade realiza em defesa da vida.

terça-feira, 20 de abril de 2010

CESSÃO DE SERVIDORES

Uma grande polêmica foi implantada em nossa cidade diante da aprovação da emenda número 19 à Lei orgânica do município de Cambé, onde foi acrescido ao artigo 84 o parágrafo 3 que diz:
“É vedada a cessão de servidores municipais para outros municípios e/ou órgãos estaduais e federais, com ônus para origem cujas sedes se encontrem fora do Município de Cambé”.

Quero destacar que a proposta de emenda foi do Vereador Conrado Scheller e assinada e aprovada em votação pelos vereadores: Cecílio Araujo, Paulo Tardiolle, Mario Aparecido dos Santos, Irineu Defende, Alzira Guedes, José Carlos Camargo e Conrado Scheller.
Entendo que tal medida era necessária para corrigir abusos que já vem ocorrendo a mais de 20 anos, como duplicidade de salários e até de servidores que acabam não trabalhando em nenhum dos órgãos. É claro que existem bons servidores cedidos e cumprem com lealdade a função que desempenham fora do Município e estes vão poder continuar, desde que quem os convidou assuma também o pagamento de suas funções, ficando o Município isento desta remuneração.
É importante lembrar que o Município de Cambé já vem cooperando com o estado e com a união na questão de cessão de servidores no Fórum, na delegacia de Polícia, no DETRAN e ainda o Município mantém através de convênio a mais de 20 anos, vários funcionários que fazem a guarda escolar em todas as Escolas Estaduais e do Município. Portanto não se justifica o argumento da 17ª regional de saúde, em retirar do Município de Cambé alguns servidores do Estado que estão cedidos para o Município.
Por isso tive a iniciativa de pedir que a Câmara envie ofício ao Governador do Estado, Orlando Pessuti, informando da atitude de alguns funcionários da Regional de Saúde que estão vindo a Cambé para pressionar os vereadores para revogar a lei ou fazer emenda para deixar tudo como era antes.
Quero esclarecer ao povo de Cambé que sempre estive e estarei defendendo os interesses do nosso povo e que jamais faria ou votaria em uma lei que fosse prejudicar nossa cidade.
Abraço Fraterno
Vereador Cecílio

quinta-feira, 15 de abril de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTO EUTHYMIO CASAROTTO

Atendendo solicitação do Vereador Cecílio Araujo, a Câmara Municipal de Cambé realizará no próximo dia 23 de abril às 19h30min AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir a situação das Casas Populares do Conjunto Euthymio Casarotto. As obras iniciaram em 2007, na gestão do Prefeito Adelino Margonar e estão paralisadas desde o início deste ano. Para Audiência serão convidados: o prefeito João Pavinato, o Presidente da Cohapar, o Gerente da Regional da Caixa Econômica, Promotoria Pública e Associação de Moradores.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vereador Cecílio apresenta Projeto de Lei proibindo o uso e comercialização das “pulseiras do sexo”




As pulseiras coloridas de silicone, agora promovidas como “as pulseiras do sexo” geraram entre pais e adolescentes, a maior polêmica desde que começaram a aparecer na imprensa artigos que as associam a mensagens de caráter sexual.
Usando uma pulseira de determinada cor, a adolescente através de um jogo (o snap ou estouro) indica até onde quer ir nos carinhos ou mesmo na atividade sexual.
Criado na Inglaterra, o jogo, consiste em tentar arrebentar uma pulseira que o amigo ou amiga tem no braço. Se conseguir, o dono da pulseira terá que se submeter ao ato correspondente àquela cor, segundo um código já pré-definido, que também foi importado e que sugere ações nada apropriadas para essa faixa etária.
O assunto está sendo motivo de preocupação na Câmara de Vereadores de Cambé, que já começa a discutir o projeto de lei de autoria do Vereador Cecílio para a proibição do uso e comercialização desse produto. Na última segunda-feira, dia 12, o tema foi debatido em uma reunião agendada pelo vereador, que teve a participação de representantes da Paróquia Sto. Antonio, do Conselho Municipal da criança e do adolescente, da secretaria Municipal de educação, da pastoral da criança e da polícia militar.Também foi convidado a participar da reunião Membro da Promotoria Pública da Infância e Juventude, mas que não pode se fazer presente.
A proposta do vereador Cecílio antes de definir o conteúdo do projeto, é de promover um debate mais amplo sobre o assunto através de uma audiência pública a ser agendada para os próximos dias em conjunto com a Promotoria Pública da Infância e Juventude. “Só proibir não resolve. Precisamos promover um debate para abordar as diversas questões que envolvem atualmente nossa juventude e definir também um trabalho de conscientização para essas pessoas”, disse o vereador.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Conferência Estadual das Cidades debate propostas sobre a política de desenvolvimento urbano


O Vereador Cecílio Araujo estará participando da 4ª Conferência Estadual das Cidades, que começa nesta quarta-feira (7/4), às 18 horas, em Foz do Iguaçu, vai debater e votar propostas sistematizadas sobre política de desenvolvimento urbano que foram sugeridas nas 310 conferências municipais realizadas no ano passado no Paraná, bem como eleger os 80 delegados paranaenses à conferência nacional prevista para junho e os membros da segunda gestão do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-PR).
O evento será realizado no Hotel Mercure Internacional, em Foz do Iguaçu, até sexta-feira, devendo reunir 1.956 delegados titulares, 62 conselheiros do ConCidades-PR e 300 observadores.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MINISTRA REÚNE AMIGOS EM LONDRINA




É por isso que cada vez mais eu acredito que é possivel melhorar o nosso País, Pessoas como a companheira Marcia Lopes nos enche de orgulho e esperança,conheço seu trabalho como professora da uel, como secretaria de assistencia social em londrina, como vereadora,como secretaria executiva do ministério do desenvolvimento social e combate a fome,como militante das pastorais sociais emfim ela sempre esteve na luta por uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Vereadores de Cambé conhecem empresa de reciclagem em Londrina


Os vereadores Osvaldo do Ana Rosa, Zezinho da Ração, Conrado Scheller, Ivani da Unidef, Alzira da Farmácia, Irineu Defende, Paulo Tardiolle, Mario Som e Cecílio Araújo visitaram na última quarta-feira (dia 17) a empresa Kurica Ambiental de Londrina.

Eles foram conhecer a unidade de processamento de entulhos, onde o material passa por um complexo processo de separação, com a utilização de tecnologia que envolve equipamentos de transporte pesado e britadores de impacto. Grande parte do material resultante é reaproveitado, retornando a cadeia produtiva sem agressão
ao meio ambiente.
Na empresa os vereadores foram recebidos pelos diretores Joel Queiroga e Fernando Oliveira que explicaram o funcionamento do processo de gerenciamento e mostraram todas as unidades de processamento onde são executados os tratamentos e destinação final de resíduos de material de construção, galhos e madeiras, lixo orgânico e descartes do setor de saúde.

Tirado de http://www.cmcambe.pr.gov.br/