Estante virtual. Clique sobre um informativo e leia.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Medicamentos de alto custo um direito de todos

INTERESSE PÚBLICO

Muita gente não sabe, mas aquelas medicações caras e de uso contínuo devem ser fornecidas gratuitamente seja pelo município, pelo Estado ou até pela União
Por Maira Nascimento - Gratco Comunicações


Em Cambé, Ana Freire Teodoro há oito anos tem recebido do Estado a medicação do marido Francisco Teodoro de 74 anos, que há 13 anos convive com Alzeimer. Segundo Ana se não pelo SUS eles estariam perdidos. “Quando soube da doença do meu marido, fui atrás para saber quanto custava a medicação, na farmácia mais barata uma caixinha saia por 300 reais. Acabei indo procurar ajuda e não foram em poucos os lugares, um dia recebi a informação que tinha como receber o remédio pelo governo sem custo, foi a salvação. Hoje meu marido não consegue controlar nenhum movimento e nem dorme direito, mas todo mês recebo o medicamento em dia. Infelizmente muita gente que precisa não tem esse conhecimento que na verdade é um direito delas, é preciso as pessoas deixarem isso claro”, salientou Ana.



Na Câmara dos Vereadores de Cambé é bastante comum as pessoas pedirem auxílio na compra de medicamentos que elas não têm condições de pagar, devido a inúmeros casos, o vereador Cecílio Araújo adotou como medida orientar de forma bastante esclarecida o que a pessoa deve fazer para ter seu direito garantido. “Ao meu ver saber dos seus direitos quanto cidadão é tão ou mais importante que ter direitos, porque de quê adianta as pessoas ter direitos e não saber quais são eles. Em relação ao fornecimento de medicamentos de alto custo gratuitamente para os pacientes, sejam eles carentes ou não, quanto mais for divulgado esse direito, melhor. Muita gente hoje procura a Câmara em busca de ajuda para comprar seu medicamento, mas invés de receber esse tipo de ajuda, eu auxilio para que elas consigam através do município, do Estado ou da União se for o caso, mas que consigam”, finalizou Cecílio.

A matéria completa no site Paraná Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário