Estante virtual. Clique sobre um informativo e leia.

terça-feira, 28 de abril de 2009

12ª Sessão ordinária – 27/04/2009

Alterações no Código de Arborização


Foi votado em primeira discussão e votação o projeto de Lei Complementar 01/09 de autoria do Vereador Cecílio, O Projeto atualiza os parâmetros para incidência de multas em casos de descumprimentos de seus dispositivos, além de sugerir ao Executivo a realização de campanha educativa ambiental, bem como a doação de mudas para a execução da Lei.

O Código de Arborização já dispõe sobre a obrigatoriedade de plantio de árvores nas fachadas de todos os imóveis do Município, sendo, inclusive, requisitos na legislação municipal o plantio de árvores para a aprovação de projetos de loteamento e concessão de habite-se.

No entanto, é fato concreto que tais dispositivos não têm sofrido aplicabilidade concreta, em regiões comerciais, por exemplo, é muito comum a erradicação ilegal de espécies para a desobstrução visual de lojas, sem que haja um replantio no local.

Cecílio, preocupado com a sustentabilidiade ambiental das atuais e futuras gerações, propôs o presente projeto para que haja uma conscientização da sociedade e das Autoridade acerca da questão. Assim, as alterações do Código prevêem o período de um ano a partir da publicação da Lei para o início de autuações pelas irreguladidades; nesta período, espera-se que o Executivo empreenda a divulgação e campanhas educativas para que a cidade passe a ter outra realidade na arborização urbana.

Além do presente projeto, o Legislativo aguarda retorno de um pedido de informações dirigido ao Executivo com o fim de se obter dados acerca do sistema de fiscalização da questão; aguarda também, o cumprimento de um requerimento solicitando que o próprio Executivo Municipal cumpra o Código de arborização, plantando-se árvores na fachada de todos imóveis onde funcionam órgãos públicos, todos de autoria do vereador Cecílio Araújo.


Três Pedidos de Informações de autoria do vereador Cecílio são aprovados em plenário nesta sessão


PI 03/09 – Solicita à APMI informações referentes ao fluxo de demissões e contratações ocorridas este ano.

PI 04/09 – Solicita ao Executivo informações relativas à composição de pessoal da Procuradoria Jurídica Municipal.

Requerimento 13/09 – Na qualidade de Presidente da comissão de Legislação Social e Serviço público, solicita ao Executivo informações acerca de Cessão de servidores municipais a outras entidades estatais ou não, tendo em vista a tramitação do projeto de emenda a Lei Orgânica nº que trata da matéria, no sentido de aprimorá-la


Indicação - 05/09:
Compensação de dívidas tributárias com a licença-prêmio adquiridas por servidores municipais


Ainda na presente Sessão, foi encaminhado ao Executivo uma indicação solicitando aplicação da legislação municipal que permite a compensação de créditos tributários perante Servidores que possuem licença-prêmio adquirida.

Veja a integra da indicação:

“Tendo em vista que determinados servidores municipais têm encontrado dificuldades para a compensação de seus débitos tributários com créditos referentes à licença-prêmio adquiridas, há a necessidade de adequação dos atos administrativos, tendo em vista que há respaldo legal para a compensação em tela.

A princípio, a compensação tributária trata-se de uma hipótese legal legítima de extinção do crédito tributário, por força de previsão no artigo 156, II do Código Tributário Nacional.

Em âmbito municipal, o sistema tributário de Cambé abarca também a mesma modalidade de extinção, segundo disciplina na Lei municipal 454/83 em seu art. 171:

“Fica o poder executivo autorizado a celebrar com o sujeito passivo da obrigação tributária transação que mediante concessões mutuas, importe em prevenir ou terminar litígio e, conseqüentemente, em extinguir o credito tributário a ele referente.”

dispositivos estes, presentes com as mesmas letras no Código Tributário Nacional em seu artigo 171.

Há de se considerar, ainda, que existe autorização legislativa municipal específica para a compensação de débitos tributários com créditos decorrentes de licença-prêmio adquirida dos servidores públicos municipais, por força da Lei Municipal 2.085/06, desde que haja margem orçamentária para tal.

Certamente, a licença prêmio deveria ser gozada integralmente pelo Servidor, no entanto, prevendo-se possíveis dificuldades financeiras dos mesmos ou mera opção, o Estatuto dos Servidores Municipais de Cambé, Lei municipal nº 1718/03, em seu art. 159, estabelece a possibilidade de conversão da licença- prêmio em abono pecuniário, desde que respeitado o limite de 50%.

Assim, segundo os dispositivos apontados, o servidor, em tese, tem o direito de compensação de seus débitos tributários com o referido abono, desde que não haja limitações de responsabilidade fiscal.

A intenção da Lei é possibilitar aos Servidores, que tenham o direito à licença-prêmio adquirida, a legítima compensação do abono de 50 % do benefício em meio de pagamento de eventuais débitos tributários, mediante transação, como forma de evitar possíveis cobranças judiciais utilizando-se um benefício do servidor adquirido perante a municipalidade.

Desta forma, este Vereador solicita o acolhimento da presente indicação, mediante a adequação dos atos administrativos dos órgãos relacionados para efetiva execução e deferimento dos pedidos protocolados pelos servidores municipais.

Sendo o que era para o momento.
Respeitosamente.
Cecílio Araújo
Vereador – PT”

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sessão do dia 20 de abril:

Entre vários assuntos abordados na sessão do dia 20/04, o que mais me chamou a atenção foi a questão da segurança pública e transporte coletivo, sendo que os dois assuntos já foram temas de audiências públicas realizadas na Câmara de vereadores.
A primeira sobre Transporte Coletivo, solicitada pelo vereador Paulo Tardiolle e a segunda sobre Segurança Pública, solicitada por mim vereador Cecílio Araújo. Em minha opinião, e foi isso que manifestei na última sessão quando fiz uso da palavra, é que precisamos dar encaminhamento em tudo que foi debatido nas audiências públicas. Para isso temos que fazer valer os trabalhos das comissões permanentes, realizando as reuniões e encaminhando as reivindicações para os órgãos competentes, nos dois casos, a prefeitura tem responsabilidade na busca das soluções.
Temos que cobrar da prefeitura para que agilize com urgência o contrato da empresa de transporte coletivo, pois segundo informação, tanto da empresa como da prefeitura, o contrato não existe desde 2001, estamos aguardando uma resposta do ministério público sobre a denúncia protocolada pelos vereadores.
Quanto à questão da segurança, temos que buscar as soluções junto ao governo do estado naquilo que diz respeito à estrutura das polícias civil e militar. E junto ao município fiscalizar a aplicação das políticas de prevenção que são de responsabilidade do município.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Buscando soluções...

Dentro do Sistema Político, o Vereador é a figura que mais se aproxima do cidadão comum, sendo procurado diuturnamente pela população para a resolução de problemas, entre os quais individuais, de cunho pessoal ou não, e os de natureza pública, envolvendo interesses coletivos e/ou públicos.
Sem descurar do atendimento integral dos cidadãos, Cecílio tem se empenhado na solução, esclarecimento ou encaminhamento das questões que até ele chegam, sempre centrado dentro das competências legais que lhe cabem, sem a pratica do clientelismo ou assistencialismo, mazelas do sistema político brasileiro.
Desta forma, muitas situações tem gerado uma interação do Vereador com determinadas Secretarias e órgãos municipais para encaminhamento e resolução das demandas, sobretudo as de cunho coletivo, assim, nestes primeiros meses de mandato, Cecílio já esteve presente na Secretarias de Obras e Serviços Públicos, Saúde, Educação, além do Gabinete do Prefeito João Pavinato. Com isto, Cecílio tem dado concretude ao Mandato, possibilitando uma atuação eficiente às suas intervenções.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

· Zona verde: Vale-Transporte para os Adolescentes.

O Projeto Zona Verde, de responsabilidade da APMI, foi implementado em Cambé no ano de 2008, encontrando-se ainda em fase de implantação e expansão; atualmente, o Projeto atende a 40 Adolescentes entre 16 e 18 anos, proporcionando além do trabalho, acompanhamento com diversos profissionais, além de cursos de formação geral, proporcionando, por vezes, encaminhamento para o mercado de Trabalho.
O Projeto tem sua execução na área central da Cidade, no entanto, muitos dos Adolescentes residem em localidades distantes do anel central, e como não recebem Vale Transporte, muitos se deslocam de bicicleta, ficando expostos a diversos riscos no trajeto até o trabalho, tendo em vista que o município é cruzado por rodovias de tráfego intenso, majorando ainda os riscos em dias chuvosos.
Cecílio, sensível à causa, procurou a Coordenação do Projeto para buscar esclarecimentos e encaminhamentos à situação, quando foi informado que de fato os Adolescentes não eram contemplados belo benefício em virtude de limitações orçamentárias, mas que havia projeto de viabilização futura. Cecílio se comprometeu em colaborar na busca de alternativas e de valorização do Projeto para que a situação fosse regularizada, oficiando, posteriormente à Presidente da APMI, Sra. Ana Paula... Solicitando resolução e apresentando-se enquanto parceiro para o aprimoramento do Projeto.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

· Pendências trabalhistas dos Trabalhadores da Associação Comunitária de Segurança

Os trabalhadores contratados por intermédio da Associação Comunitária de Segurança de Cambé prestam serviços de segurança em escolas da rede municipal e estadual de ensino, tal entidade trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos e recebe verba de subvenção da Administração pública Municipal. No ano de 2008, a entidade recebeu cerca de R$ 460,00 de verbas do orçamento público municipal para a manutenção de suas atividades.
Ocorre que diversos trabalhadores estão sem o depósito regular de valores em suas contas vinculadas do FGTS, alegando alguns ainda problemas com o recolhimento das contribuições previdenciárias, o que estaria, inclusive gerando problemas para o recebimento de eventuais benefícios.
O Vereador Cecílio, ao tomar conhecimento da situação, procurou o Prefeito João Pavinato, agendando reunião com o Prefeito para levar aos trabalhadores alguns esclarecimentos acerca da situação e buscar soluções para tais problemas, atendendo de imediato ao pedido do Vereador e dos Trabalhadores.
Na referida reunião os Trabalhadores puderam obter esclarecimentos do Prefeito, tendo falado que ainda não havia recebido a prestação de contas da Entidade e que estava fazendo uma consulta pública no Tribunal de Contas para melhor tomar medidas quanto ao convênio com a Entidade, mas que de uma forma ou outra saldaria as diferenças trabalhistas e buscaria a responsabilização de eventuais irregularidades.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

MANDATO PRESENTE NAS COMUNIDADES

Cecílio sempre considerou que o Vereador deve estar presente nas questões de interesse coletivo das comunidades, assim com sempre fez diante dos movimentos sociais, desta forma, dando continuidade ao seu trabalho, agora como Vereador, Cecílio é coerente com suas propostas de campanha, confiram:

· Posto de Saúde do Jardim Ana Rosa

Cecílio esteve presente em todas as Conferências Municipais da Saúde, foi membro ativo do Conselho Municipal da Saúde, em conjunto com a Saudosa Maria Anideji, implementou diversas lutas na área da Saúde em Cambé, fermentanto, inclusive a fundação da Associação Cambeense de Defesa e Promoção dos Direitos da Saúde, assim, conhece muito da área, porque por muitos anos esteve articulado com a cumunidade na defesa por melhorias na área.
O funcionamento do Posto de Saúde do Ana Rosa foi um indicativo tirado na última Conferência Municipal da Saúde, sendo uma das cinco prioridades eleitas pelos participantes; no final da gestão municipal o Posto passou a atender até as 23:00, no entanto, no início de 2009, por motivos de segurança, segundo a atual administração, o posto passaria a funcionar em seu horário normal.
No início do mês de Janeiro, Cecílio procurou a atual Secretária da Saúde, Sra. Alessandra Garcia Gonzáles Vaz, quando obteve informações que além da questão da segurança, a falta de médicos era também outro entrave para o restabelecimento do horário de funcionamento no Posto, tal justificativa foi também levada ao conhecimento dos Conselheiros municipais da saúde em reunião ordinária realizada em 20 de Janeiro, oportunidade em que o vereador Cecílio também fez uso da palavra, tecendo ponderações e esclarecimentos quanto aos fatos, buscando assim, o restabelecimento do horário. Na mesma reunião a Secretária Municipal da Saúde solicitou um prazo razoável de tempo para a busca de soluções para o caso, tendo em vista que a nova gestão estava realizando diagnósticos e encontravam-se em fase de transição.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

PT Paraná lança projeto “Memórias”
A partir deste mês, coordenação irá reunir material, entrevistas e documentos históricos que contam a trajetória do Partido que celebra 30 anos em 2010
No dia 24 deste mês o Partido dos Trabalhadores do Paraná lança o projeto “Memórias” que culminará em um livro e um documentário sobre os 30 anos do PT no Estado a ser lançado no dia 10 de fevereiro de 2010, data em que o PT completa 30 anos de lutas no Brasil.
O principal objetivo é fazer um resgate de toda a memória do partido, pois no Paraná ainda não existe um registro formal da história, dos documentos, dos materiais que foram utilizados ao longo dos anos nas campanhas eleitorais e na história de militância do partido.
“Iremos reconstituir a caminhada que nos trouxe até aqui. Nós só somos o que somos hoje, um partido estruturado, com influência política, um partido que chegou à presidência da República e que aqui no Paraná chegou a várias prefeituras porque muitos homens e mulheres, num momento político de muita dificuldade, tiveram coragem e ousaram andar nas ruas apresentando um partido com um projeto novo”, declara a presidente do PT do Paraná Gleisi Hoffmann. “ É fundamental o mais rápido possível, ouvirmos as pessoas que construíram o nosso partido e reconstituirmos a nossa história. Porque quem não conhece sua história, também não tem condições de apontar o seu futuro”, conclui.
Para Roberto Elias Salomão, dirigente histórico do PT que faz parte da coordenação que irá formatar o projeto, um dos objetivos é reforçar a formação política dos militantes. “Os princípios, a elaboração política, os debates e polêmicas, as lutas, os embates eleitorais e as histórias dentro do contexto do PT no Paraná devem ser levados a todos os companheiros”, diz.
“Queremos fazer com que as pessoas participem, trazendo para a sede camisetas, botons, cartazes, elementos de campanhas que foram utilizados nestes 30 anos. Precisamos resgatar a memória de nossas lutas, que estão na mente e no coração dos militantes que construíram a história do PT no Paraná”, declara Rose Zanardo, secretária de formação política do PT Paraná. Rose lembra ainda que esta será uma campanha permanente.
Fazem parte da coordenação, neste primeiro momento, a presidente Gleisi Hoffmann, a secretária de formação Rose Zanardo, o ex-presidente Roberto Elias Salomão, o professor Emanoel Appel, e os militantes Márcia Lima e Zenaide Horst Esteche e o jornalista Fernando Esteche.
Serviço:Para os militantes que queiram disponibilizar os documentos e materiais, basta entrar em contato na sede do PT Paraná, pelo fone (41) 2103-1313 e falar com Zenaide ou Marcia para receber as orientações de como proceder. Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail ptparana@pt-pr.org.br.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Agradecimento

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Paz é Fruto da Justiça

Este ano, a Campanha da Fraternidade apresenta-nos como tema “Fraternidade e segurança pública” e como lema:” A paz é fruto da Justiça (Is 32,17)”. A CNBB pretende, com esta Campanha, debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar no desenvolvimento de condições que possibilitem que o Evangelho seja mais bem vivido em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social.

Todas as religiões pregam a caridade, a solidariedade e o amor ao próximo. Elas são, portanto, um valoroso instrumento para a conquista do bem comum a partir da busca de uma vida melhor para todos. Como a segurança pública está vinculada ao bem comum, às religiões apresentam os valores que servem de base para uma sociedade mais segura. Deste modo, quanto melhor a pessoa assume a própria religião, tanto mais ela contribui para a paz e para a segurança pública.

Diariamente, chegam de todos os cantos do país notícias de injustiças e violências das mais diversas. Nossa sociedade torna-se cada vez mais insegura e a convivência entre as pessoas cada vez mais difícil e delicada. Precisamos buscar a união entre todos os setores da sociedade organizada para construção de uma sociedade mais justa e solidária, e consequentemente mais segura. A Câmara de vereadores de Cambé quer dar a sua contribuição neste debate que com certeza só será verdadeiro porque conta com a presença de todos vocês que aqui vieram.

Desde já agradeço a disponibilidade de todos e me coloco a disposição para durante este mandato que me foi confiado pela população Cambeense, trabalhar com ética, transparência e responsabilidade.

Um Bom Dia a todos, na esperança de dias melhores.


Cambé, 04 de abril de 2009.


Vereador Cecílio Araújo