Estante virtual. Clique sobre um informativo e leia.

terça-feira, 4 de agosto de 2009




CURSO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS

Atendendo o convite da Câmara Municipal de Cambé, estive na semana passada em Faxinal do Céu participando do PNC (Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais) o objetivo do curso era debater políticas públicas para o meio ambiente nos Municípios que compõem as bacias hidrográficas do Rio Tibagi e Rio Ivaí.
Para mim foi um evento de muita importância, pois além de adquirir novos conhecimentos, pude conhecer experiências importantes de outros municípios, de como tratar a questão do lixo, cuidado com rios e nascentes, preservação das matas ciliares, arborização urbana e produção de alimentos seu uso de agrotóxicos.
O interessante é saber que muitos municípios estão empenhados na busca de soluções para seus problemas e que alguns já estão fazendo a coleta seletiva do lixo conforme determina a Legislação Ambiental e tomando todas as providências para consolidar o sistema nacional de meio ambiente nos Municípios.
Como Vereador, estou empenhado em implantar em Cambé programas que venham a contribuir na melhoria da qualidade de vida de todos nós, já protocolei na Câmara uma solicitação de Audiência Pública para discutir a questão da coleta seletiva e a destinação dos resíduos sólidos gerado em nosso Município.
Assim que definirmos a data estaremos enviando convite a toda comunidade.

2 comentários:

  1. Primeiramente quero parabeninzar pela iniciativa quanto a gestão do meio ambiente em suas mais variadas formas.

    Qeria também uma ajuda por parte de vocês. Eu sou munícipe da cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba, sou bacharelando em Direito e tenho como fonte de pesquisa de um trabalho científico de conclusão de curso a coleta seletiva de lixo. Infelizmente não realizamos tal atividade educacional em nossa cidade. E queria muito saber se há uma legislação específica direcionada a coleta seletiva do lixo. Já pesquisei muito e nunca encontrei. Estou realizando meu estudo por outras vertentes relacionadas, mas nada direcionada.

    Um grande abraço e agradeço desde já a atenção.

    Helvetty Cruz (helvetty@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi Helvetty,
    Fico feliz que você esteve em meu blog e acho que ainda estamos engatinhando nas questões que se referem a coleta seletiva, o ministério público está orientando as Prefeituras a não depositarnos aterros sanitários os resíduos que podem ser reciclado, mas a coleta seletiva só irá acontecer quando a população começar a separar o lixo em casa, aí sim poderemos cobrar do gestor municipal a destinação correta dos resíduos sólidos.
    Quanto a legislação aqui no nosso Município a lei diz que o município fará a coleta seletiva do lixo, porém não diz como e nem está acontecendo.
    Estaremos realizando no mês de setembro uma audiência pública para buscarmos uma alternativa de como implantar este sistema.
    Como orientação cada município deve começar implantando o conselho municipal do meio ambiente, o fundo municipal do meio ambiente e onde for possível a secretaria do meio ambiente, com estes orgãos constituído é possível captar recursos para gerenciar o programa.

    Obrigado e conte comigo.

    ResponderExcluir